Nove mil escolas públicas urbanas de todo o País que ainda não dispõem de laboratórios de informática passarão a contar com o serviço a partir do início de 2008. A boa notícia começou a virar realidade na semana passada, quando a empresa Positivo, classificada através de pregão eletrônico, foi aprovada pela Secretaria de Educação a Distância do MEC para o fornecimento e instalação dos telecentros.
A confirmação da escolha ocorreu após a realização de teste de aderência durante o qual diretores e técnicos da Secretaria de Educação a Distância avaliaram uma amostra de laboratório idêntica às 9 mil estações que serão fornecidas pela empresa. O exame, que durou dois dias, avaliou se os equipamentos fornecidos atendiam aos requisitos e configurações exigidos pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo).
Cada laboratório será composto por 10 microcomputadores com estabilizador de tensão, uma impressora a laser e um roteador. Com a aprovação do MEC, o grupo Positivo começará, no início do ano que vem, a entregar e instalar as estações, que irão contemplar escolas espalhadas pelas 27 unidades da federação. A empresa também terá a responsabilidade de oferecer todo o suporte necessário às escolas beneficiadas.
“Desde o início de 2007, o ProInfo já passou de um atendimento de 1.800 municípios para aproximadamente 5.300, passando de aproximadamente 6.500 escolas para 13.000 escolas até o final do ano. Com isso, nós já praticamente universalizamos o atendimento às escolas de ensino médio brasileiras”, explica o diretor do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica da Secretaria de Educação a Distância, José Guilherme Moreira.
A previsão é de que, até 2010, cerca de 80 mil escolas de 5ª a 8ª série que ainda não contavam com laboratórios de informática terão sido equipadas pelo Programa Nacional de Informática na Educação, sendo 20 mil delas em 2008.
0 comentários:
Postar um comentário