http://readwriteweb.com.br/2009/10/14/novo-layout-do-orkut-concorrente-do-twitter/
Não sabemos se é uma brincadeira, jogada de marketing ou somente um erro por parte do Google, mas a página de download do Google Chrome em português mostra uma pequena imagem do que pode vir a ser o novo layout do Orkut. Apesar de ser uma pequena foto, já podemos tirar algumas conclusões.
Esteticamente falando pouca coisa mudou: o site se tornou menos azul, com o branco predominante, mas a disposição das janelas de conteúdo principal, propaganda e lista de amigos continua praticamente a mesma. O grande destaque está para a área laranja, cuja cor pode ser alterada, como podemos ver pela pequena aba com cinco cores logo acima.
Mas o ponto realmente crucial nesse layout é exatamente o campo de formulário que está em bastante destaque dentro de área laranja: “Conte algo para seus amigos”. Ou seja, todo o foco do layout está na atualização do status do usuário, uma mudança grande do modelo anterior focado na troca de mensagens diretas entre pessoas (scraps) para um modelo broadcast no estilo Twitter. Logo abaixo da área laranja também podemos ver que a primeira aba de conteúdo possui exatamente a lista de atualização de status de seus contatos.
Isso mostra que o Orkut, assim como o Facebook, está planejando em investir pesado na Web em Tempo Real, uma das nossas 5 tendências para a web em 2009. Por causa penetração consideravelmente maior do Orkut em relação aos seus concorrentes aqui no Brasil essa possível mudança de layout poderá ser o primeiro contato de boa parte da população com esse formato
Como temos somente uma imagem, e nenhuma confirmação, há várias questões que podemos levantar: será que o Orkut também irá investir na criação de APIs para a integração dessas atualizações com outros serviços e softwares? Qual será realmente o impacto de se investir em um modelo focado na troca de informações em tempo real em um mercado em que o acesso à Internet por dispositivos móveis, muito importante para o sucesso desse modelo, é minúsculo se comparado com a realidade de países como os EUA? Será que essa é somente uma resposta direta (e tardia) ao Facebook, que começa a mostrar grande interesse pelo Brasil?
Se esse layout for realmente vir a ser implementado será uma manobra bem inteligente por parte do Google, uma vez que o Twitter ainda não possui uma adoção de massa no país e é uma maneira do Orkut já garantir o maior espaço possível na Web em Tempo Real, tendo como vantagem sua imensa base de usuários e tentando impedir o crescimento dos concorrentes aqui no Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário